sábado, 25 de outubro de 2014

Museu Soares dos Reis: Henrique Pousão

"10 de Outubro de 2013. Porto


Porto, banhado pelo Rio Douro, mesmo junto à minha cidade Matosinhos, a terra da Francesinha, das sete pontes, das Tripas à Moda do Porto, dos Clérigos, das Caves de Vinho do Porto, do Bolhão, da Sé, da Ribeira, do Castelo do Queijo e de tantos outros monumentos, sítios e iguarias. 

Conheço bem esta cidade, o único sítio que podia visitar em tardes livres. A cidade onde a minha filha escolheu para viver e onde o meu neto nasceu.

Hoje decidi passar pelo Museu Soares dos Reis, situado no Palácio das Carrancas. Já muitos reis passaram por aqui, ficam por cá os seus retratos e muitas outras obras que compõe este museu. 

Um dos artistas que mais me chama a atenção por aqui é o Henrique Pousão. Um artista que só viveu 25 anos (de 1859 até 1884) mas que deixou uma obra inovadora e onde se podem ver influências internacionais da época. 

Aqui no Museu tem muitas das suas obras naturalistas. Se tivesse que selecionar uma obra escolheria o “Auto-Retrato”, uma obra enigmática e cheia de subtilezas tão bem trabalhadas e que lhe dão uma profundidade incrível.


Hoje fico-me pelo Pousão que daqui a pouco vou buscar o Henrique à escola."

Fotos tiradas no Museu Nacional Soares dos Reis (o quadro é o auto-retrato de Pousão:


Nenhum comentário:

Postar um comentário