segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Tomar - Convento de Cristo

"21 de Outubro de 2013. Tomar.

Aproveitei esta semana para ver a Feira de Santa Iria aqui em Tomar. 

Tomar pertence ao distrito de Santarém. O rio que atravessa a cidade é o Rio Nabão que é afluente do Rio Zêzere. Vim aqui visitar o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo. E claro, espero ter tempo para mais. 

No Convento de Cristo estou ansiosa para ver a Janela da Sala do Capítulo, mais conhecida por Janela Manuelina. Foi construída por Diogo Arruda (entre 1510 e 1513). É dos melhores exemplares de arte manuelina, que se chama manuelina por ter sido desenvolvida no reinado de D.Manuel I e inspirava-se principalmente na época dos descobrimentos portugueses. Aliás na capa do meu diário tenho um dos símbolos mais utilizados por esta corrente: a esfera armilar.

Estou a escrever no autocarro e ao meu lado vem um rapaz, que estuda arquitetura, que a saber do objectivo da minha viagem me decidiu contar o que sabia sobre o termo charola. (sempre interessantes os temas de conversa com estranhos)

É um termo arquitetónico (que também se pode dizer deambulatório) que normalmente se aplica a uma passagem que circula uma área central. 

No caso de Tomar com objectivo religioso, visto que faz parte do obra dos templários (que inclui o castelo).

Fotos tiradas pela minha avó em Tomar:



"

Nenhum comentário:

Postar um comentário