domingo, 30 de novembro de 2014

Ílhavo - Museu de Ílhavo

30 de Novembro de 2014

Hoje voltámos a casa de Ílhavo. Como é perto fomos Sábado de manhã para Aveiro. É uma cidade mesmo bonita, desde a Catedral de Aveiro ao Mosteiro de Jesus. Mas o mais particular e o que mais gostei foi de andar nos barcos Moliceiros num dos canais da Ria de Aveiro.

Jantamos por Aveiro e ficamos por lá num hotel. Domingo de manhã acordamos cedo para aproveitar o dia. Mas estávamos todos um pouco mal dispostos. Por culpa minha acho eu. Na sexta como não tive aulas de tarde aproveitei e preparei umas coisas para almoçar no dia seguinte, para compensar os meus pais pelo dinheiro que estão a gastar. A minha mãe quis ajudar mas não eu queria ajuda. Não foi lá muito boa ideia.

A fazer fronteira com o município de Aveiro está Ílhavo. Daqui partiram a maioria dos capitães de navios bacalhoeiros, especialmente de longo curso. O bacalhau muito amado por todos os portugueses e que estes homens partiam para pescar numa actividade considerada uma lenda… por causa de todos os ricos que esta aventura da pesca trazia… riscos e tristeza.

Para celebrar a ligação de ílhavo à pesca do bacalhau existe o Museu de Ílhavo. Lá está, por exemplo, uma réplica em tamanho real de um navio bacalhoeiro dos anos 20 do séc.XX. Mais o que mais gostei de ver foi as dezenas de bacalhaus vivos que tem no Museu, todos dentro de um aquário que recria o seu habitat natural.


A coragem dos que partiam e a dor dos que por cá ficavam é bem sentida quando começamos a ouvir a histórias e a ver os objetos que habitavam o seu dia-a-dia e a sua actividade. Vale mesmo a pena visitar este Museu.

Henrique Magalhães

Fotos tiradas no Museu de Ílhavo: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário