segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Lisboa- Sala da Esfera e Nónio de Pedro Nunes

"03 de Novembro de 2013. Lisboa

Decidi voltar a Lisboa para um pequeno roteiro científico.

Primeiro a Sala da Esfera no Hospital de São José.  No Hospital de São José estava alojado o colégio de Santo Antão, criado pelos jesuítas a pedido do rei (séc. XVI). Na Aula da Esfera era ensinado Matemática, e tornou-se num centro de excelência no ensino da matemática. Era nesta sala que as novidades científicas eram trazidas a Portugal.

Tudo isto veio com os descobrimentos, pois tornou-se necessário formar os nossos aventureiros homens do mar e assim criar locais que suportassem esta necessidade.

Para além de ser um dos maiores polos do ensino da Matemática, a Aula da Esfera possui uns painéis de azulejos magníficos.

De seguida, neste meu roteiro científico vou a outro local: ao Museu da Marinha, ver o Nónio, um importante instrumento de orientação naútica inventado por Pedro Nunes.

Pedro Nunes morreu antes da Aula da Esfera ser uma grande sala de ensino, mas os jesuítas levaram o seu conhecimento até lá.



Tudo isto prova que a Igreja Católica, ao contrário do que se pensa,  não obstruiu o conhecimento, bem pelo contrário! E que Portugal foi um grande polo de conhecimento científico. "

Fotos tiradas no Hospital de São José e na Sala da Esfera:


Nenhum comentário:

Postar um comentário